Uma das coisas que os doentes de Alzheimer têm tendência a fazer é deambular, podendo até perder-se.
Felizmente a minha mãe está habituada a levar a cadela à rua naquela voltinha automática e mecânica. Não queremos tirar-lhe isso enquanto não for necessário, entretanto quem "sofre" é a cadela que por vezes vai à rua várias vezes de seguida sem ter vontade, do género a minha mãe chega a casa, vai à cozinha, volta a pegar na trela e a insistir com a cadela para se levantar para ir de novo (umas vezes consegue outras não consegue demover a cadela). Claro que o meu pai se irrita por vezes e os vizinhos acham esquisito, mas enfim que fazer, trancá-la em casa?
Ora hoje o que aconteceu? O meu namorado tinha vindo passar o fim de semana comigo, tínhamos ido passear e liga a minha mãe a perguntar onde estou e muito nervosa e agitada. Respondo que quase a chegar a casa, mais 5 minutos e ela diz que está na vizinha de baixo. Mas porque raio estaria na vizinha de baixo? Na minha vizinha? Chegando estava completamente transtornada. E foi assim naquele estado e nas escadas do prédio que o John a conheceu. Lá subimos, ele foi fazer um chá e eu na sala a tentar acalmá-la. A falar mal do meu pai, que era assim e assado e não sabia nada dele. Liguei e ele estava nos meus tios. O que se tinha passado foi que tinham ido almoçar aos meus tios em Silves e a minha mãe queria ir para casa. O meu pai queria ajudar o meu tio numas coisas e a minha tia como vinha para estes lados trouxe-a e deixou-a em casa. Tudo normal. Acho que se deve ter esquecido onde o meu pai estava e começa a fazer curto circuito na cabeça dela, uma série de pensamentos negativos que estava sozinha e isso e vá de se pôr a caminho de minha casa, sem me perguntar se estava. Também porque cada vez menos sabe usar o telemóvel. Aliás foi a vizinha que lhe fez a chamada para mim.
Não foi de todo como tinha imaginado o John conhecer a minha mãe. Depois fui levá-la a casa, pois ela não parava de repetir que queria ir para casa, e esperar que o meu pai chegasse dos meus tios.
Foi um dia muito complicado...
Sem comentários:
Enviar um comentário