terça-feira, 20 de março de 2012

Novo neurologista

Em Março e após os últimos acontecimentos resolvi levar a minha mãe a outro neurologista. em Faro, Dr. Mário Apolinário.
A ida foi feita com muitas reclamações a dizer que não está doente e a tratamos como uma criança, etc, etc
Mas gostei e gostámos muito.
Muito divertido, bem disposto, à vontade, foi fazendo perguntas a minha mãe sobre ela, donde era, etc Perguntem à minha mãe donde é ou das origens dela que a sua cara ilumina-se: sou do Porto! diz ela orgulhosa, "as minhas origens são do Porto". Só por isso já ajudou a conquistá-la. Foi feito um mini teste, que consistia nalgumas perguntas e pedir para fazer algumas tarefas.
Foi avassalador para mim aperceber-me que a minha mãe não sabe em que mês estamos (ok dia da semana ou do mês sabia que ela não sabia) ou estação do ano quando o médico perguntou, mas quando ela responde que estamos no ano de mil novecentos e...... e... atrapalhada admite que não sabe, caiu-me tudo.
Fico toda chorosa a tentar disfarçar.
Quando o médico pede para escrever qualquer coisa num papel, ela atrapalha-se toda a escrever e escreve com dificuldade "qualquer coisa" entre outros exemplos de pequenos testes que ela não conseguiu realizar.
Sobre as minhas queixas e do meu pai de não conseguirmos que ela tome a medicação, o médico escreve num papel "Comprometo-me a tomar os comprimidos para não me esquecer tanto" e pede que assine. Ela diz convicta que sim vai tomar e assina, com dificuldade.
Apesar da consulta ter corrido bem não foi fácil para nenhum de nós, ter de explicar as coisas ao médico e as "falhas" dela com ela presente não foi fácil, nem vê-la toda atrapalhada e triste por não conseguir fazer ou responder o que lhe pediam. Não consigo sequer imaginar a tristeza e confusão que deve sentir, sem perceber porque não consegue fazer coisas que sempre fez ou lembrar coisas simples.

Mas balanço positivo, pelo menos não é como a anterior neurologista que não tinha qualquer interesse nem na paciente nem na família. Este além de ter feito este mini teste que a outra nunca fez, ainda deu folhetos e indicou a associação Alzheimer Portugal, que obviamente conheço mas cá em baixo não se passa nada

Sem comentários:

Enviar um comentário