segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Drama do duche

Sábado, o meu pai falou em almoçarmos com eles e pensei logo que era boa hipótese de tentar que a minha mãe tome um duche, pois nem o meu pai se lembra da última vez que conseguiu que ela tomasse.

Eu e o John fomos e enquanto eles tratavam do almoço e grelhar o peixe lá peguei em roupa lavada e pus tudo a postos aquecedor incluído para a minha mãe tomar duche e fomos para o wc, sempre com a minha mãe a protestar. Uma fita de todo o tamanho. Que não queria e não precisava, que estava frio, que eu não tenho nada a ver com a intimidade dela, que vá dar banho aos meus filhos (a recusa em aceitar a inversão de papéis, aliás eu nem tenho filhos ainda), sempre comigo cheia de paciência a responder que tem de ser e a tentar tirar a roupa com ela sempre a dificultar. Embora não tenha filhos, calculo que seja o tipo de birras que algumas crianças anti banho façam, pois inclusive chegou a bater o pé e esbracejar, em ataques de fúria. Bem mas lá consegui, sempre com mil queixas do frio e da parte de lavar a cabeça e sentir água pela cabeça e cara (acho que vou passar a levá-la semanalmente à cabeleireira lavar a cabeça, para os banhos em casa serem mais fáceis pois é a parte que ela menos gosta). Lá se foi conformando e depois o meu pai cortou-lhe as unhas dos pés que obviamente estavam enormes. Assim que estava vestida, parecia outra comigo, toda contente comigo que eu sou uma rica filha e mil beijinhos e abraços e via-se que lhe sabia bem estar fresquinha. Felizmente esquece-se de como irritada estava comigo antes do banho, mas fica a satisfação de frescura do banho e satisfação comigo por me preocupar.

Para mim esta parte do banho é muito complicada pois é extremamente desgastante para mim, tem alturas que em desespero só me apetece chorar e penso que não vou conseguir convencê-la a tomar banho, mas é algo que tenho de fazer e tem mesmo de ser mais frequente pois o meu pai não tem conseguido convencer de todo.

2 comentários:

  1. Olá Elsa, infelizmente esta doença má e horrivel faz parte das nossa vidas. Mas a sua mãe é muito mais nova que o meu pai, aos 66 anos o meu pai ainda estava muito bem e longe de imaginar que esta doença o iria atingir... O meu pai tem 85 anos.
    O não querer tomar banho também afetou o meu pai...é sempre uma batalha. Nós tivemos de buscar ajuda num lar, pois, devido à idade da minha mãe ( já nos 82), ela já não conseguia tratar dele sozinha.
    Desejo que a sua familia consiga o equilibrio e que tenha força para lidar com este drama. Vamos comunicando .
    Beijinhos e coragem

    ResponderEliminar
  2. Elsa, ainda bem que me encontrou. O meu blogue anda muito abandonado, mais do que eu desejaria.Poderemos partilhar as nossas experiências e, quem sabe, aproximar-nos, na nossa missão quase impossível.Desejo-lhe muita força. É muito novinha. Tem muito ainda pela frente.
    Um grande abraço solidário, de quem sabe o que está a passar.

    ResponderEliminar